quarta-feira, 9 de maio de 2012

SEDE DO PARNASO EM MAGÉ



O Parque Nacional da Serra dos Órgãos possui três sedes, nos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim, no entanto, o município de Magé apesar de também ter parte de seu território ocupado por este belo munumento da natureza não possui uma sede, no mesmo município existe uma entrada para a cachoeira Véu da Noiva, na localidade de Cachoeira Grande. A implantação de uma sede no município iria fortalecer o ecoturismo no município.

Entrada da sede principal do PARNASO no município de Teresópolis.


Infra-estrutura

Portaria
Estrutura de segurança e controle da visitação. Possui instalações para os profissionais de vigilância, telefone público, além de guarita para cobrança de ingressos e cancela.
Centro de Visitantes
O Centro de Visitantes da Sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos está localizado a 150 metros da Portaria. O centro conta com moderna exposição interpretativa com informações e muitas imagens do Parque, além de uma sala interativa com atividades lúdicas e educativas.
Entre as atrações estão a maquete com animação e áudio explicando as características do Parque e destacando os principais pontos, reproduções de animais e computadores com apresentação multimídia e jogos temáticos.
O Centro de Visitantes conta, ainda, com cafeteria e loja de lembranças, com camisetas bordadas, livros, suprimentos para passeios no Parque e outras lembranças. 
Piscina
A piscina de águas naturais é uma das atrações mais tradicionais do PARNASO. Muito procurada para refrescar os visitanes no verão, ela compõe um belo cenário para piqueniques e atividades recreativas no inverno.
Camping

A Sede Teresópolis dispõe de uma confortável área de camping, com capacidade para 20 barracas.
A estrutura conta com banheiros masculino e feminino, com área seca e úmida para sanitários e banho, respectivamente. 
 


Auditório "O Guarani"
Localizado no prédio principal da administração, o auditório multimídia tem 126 lugares, salas de apoio e recursos audiovisuais de alta tecnologia: data show, iluminação remota, palco, cabine técnica. Dispõe ainda de jardim interno para coffee-brake, coquetéis e confraternização.
O nome do auditório é uma homenagem à famosa obra de José de Alencar, que se passa nas proximidades do PARNASO, na bacia do Rio Paquequer.
As instalações podem ser usadas para cursos e eventos sobre temas ambientais.
.

Casa do Pesquisador e alojamento


Pesquisadores que desenvolvem trabalhos na área do PARNASO e entornodispõem de uma casa e um alojamento como estrutura de apoio. A Casa do Pesquisador tem 2 quartos (8 pessoas), 2 banheiros, sala e cozinha. O alojamento tem capacidade para 28 pessoas em 3 quartos e também conta com cozinha, refeitório e banheiros. O uso das instalações é restrito a pesquisadores autorizados pelo ICMBio e cursos de campo de universidades. É necessário fazer reserva antecipada junto ao Setor de Pesquisa. te prédio conta com laboratório, herbário, sala de geoprocessamento, sala de aula, biblioteca e saguão de exposições. O espaço é destinado ao apoio à pesquisa e ao conhecimento, estando aberto à visitação escolar e funcionando como base de apoio aos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no Parque. A biblioteca possui acervo de artigos, teses e dissertações resultantes de pesquisas desenvolvidas no parque, bem como literatura de referência em meio ambiente. No laboratório de geoprocessamento fica disponível a base de dados do parque, organizada em um sistema de informação geográfica.
rtas ao público. 

Centro de Referência em Biodiversidade.

Prédio onde funciona a brigada de incêndio e o Núcleo de Busca e Salvamento, com garagem para estacionamento de veículos especializados, manutenção, alojamentos e coordenação de operações de combate a incêndios florestais e resgate de montanhistas. Está localizado acima da piscina, antes do acesso para a Estrada da Barragem.

Sede Administrativa

 

Localizada a 400m da portaria, passando a área de lazer e piscina, à esquerda, próximo ao ao Centro de Visitantes, a Sede Teresópolis coordena todas as atividades do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No prédio principal, funcionam o gabinete da chefia da UC, as Coordenações de Uso Público e Administração, assessoria de comunicação, almoxarifado, suporte à informática e protocolo. No prédio anexo, funcionam a Coordenação de Biodiversidade e o Setor de Educação Ambiental.O prédio abriga ainda o auditório "O Guarani" e conta com estrutura para receber eventos, com pérgula, copa e banheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário